© 2023 por Abrigo para Animais. Orgulhosamente criado com Wix.com

Como ajudar

Todos temos o dever de contribuir para causas sociais. Porém, nem todos temos capacidade para acolher animais, possibilidades financeiras para fazer donativos, ou disponibilidade física ou emocional para integrar a equipa de voluntariado no terreno.

 

Mas para quem quer ajudar não há limites. Existem muitas formas de cooperar com o projecto da Quintinha Abc, de forma permanente ou ocasional, direta ou indiretamente. Algumas destas formas levam apenas alguns minutos e não têm qualquer custo.

Em seguida pode encontrar informação mais detalhada sobre cada uma das formas de ajudar.

1. Divulgue

Reencaminhe o endereço do nosso website e perfis de redes sociais aos seus amigos e familiares, dando assim a conhecer o trabalho e as necessidades da Quintinha Abc. Divulgue também todas as nossas campanhas, eventos e os animais que temos disponíveis para adoção.

2. Torne-se sócio

A forma mais estável e directa de ajudar a Quintinha Abc de uma forma permanente é tornando-se sócio. Qualquer pessoa se pode fazer sócia através do pagamento de uma quota anual de 25€. Solicite o envio da ficha de sócio e devolva-a, devidamente preenchida, por e-mail. O comprovativo de sócio e respetivo recibo serão posteriormente enviados por correio.

3. Apadrinhe

O apadrinhamento permite contribuir com um valor mensal pré-definido (5€) que cobrirá parte das despesas de alimentação e cuidados de saúde de um animal à escolha.

Esta é a solução encontrada por muitas pessoas que gostariam de ter um animal mas por falta de recursos ou de tempo não consideram essa possibilidade. Os padrinhos e madrinhas poderão assim disfrutar da companhia do seu “afilhado”, familiarizando-o com passeios à trela, no caso dos cães, ou com a socialização com seres humanos, no caso dos gatos.

Solicite o envio da ficha de apadrinhamento e devolva-a, devidamente preenchida, por e-mail. O comprovativo de apadrinhamento e respectivo recibo serão posteriormente enviados por correio.

4. Adote

Cada animal tem o seu próprio percurso e as histórias dos animais da Quintinha Abc, à semelhança das histórias dos animais de outras instituições, não são as mais felizes. Contam, muitas vezes, com episódios de maus tratos ou negligência e, invarialmente, abandono. Alguns animais têm comportamentos que reflectem aquilo a que foram sujeitos durante a sua vida mas a sua recuperação é na maioria das vezes possível, sendo a adoção essencial para a sua reabilitação psicológica. De facto, a adoção é um processo de extrema resposabilidade uma vez que estaremos, aos poucos, a devolver a estes animais a confiança que um dia lhes foi negada. 

Se pretende adicionar mais um elemento à sua família e está consciente do compromisso que é adotar um animal entre em contacto connosco. Todos os animais serão entregues vacinados e desparasitados interna e externamente. A adoção implica a assinatura de termo de responsabilidade, sendo a esterilização obrigatória a partir dos 6 meses. 

5. Seja voluntário

O funcionamento da associação depende exclusivamente do trabalho dos seus voluntários que desempenham tarefas nas mais diversas áreas. Porque não juntar-se a esta equipa? Pode ajudar a Quintinha Abc numa das seguintes tarefas: limpeza de canis e gatis, alimentação, administração de medicamentos, socialização, transporte de animais e campanhas de angariação de fundos e alimentos.

De forma ocasional precisamos ainda do apoio de profissionais de diversas áreas: advogados, contabilistas, web designers, designers gráficos, fotógrafos, construtores, pedreiros, carpinteiros, electricistas e canalizadores. Assim, poderá esporadicamente ajudar esta associação  permanecendo na sua área de especialização.

Se tem ideias particulares de como ajudar a Quintinha Abc, por exemplo, através de eventos de angariação de fundos entre em contacto connosco. 

6. Faça donativos

A Quintinha Abc é uma organização sem fins lucrativos que conta com apoios e parceriais para desenvolver o seu trabalho.

Os donativos em dinheiro são especialmente úteis para regularizar as despesas frequentes com clínicas veterinárias que, naturalmente, não podem ser evitadas. Assim, se pretende ajudar a Quintinha Abc de forma simples pode optar por fazer uma transferência bancária, enviando posteriormente o comprovativo, por e-mail, para que possamos emitir o respetivo recibo.

     

 

NIB: 0033-0000-45507715871-05

IBAN: PT50-0033-0000-45507715871-05

BIC: BCOMPTPL

MBWay: 914880664

7. Faça doações em géneros

Embora os donativos sejam extretamente úteis para regularizar as dívidas que, muitas vezes, se acumulam nas clínicas veterinárias com as quais colaboramos, aceitamos e agradecemos doações de medicamentos de medicina veterinária e consumíveis de farmácia, alimentos secos para cães, areão para gato e produtos de limpeza.

8. Seja Família de acolhimento temporário (FAT)

Nem sempre é possível recolher todos os cães e gatos em risco, pelo que as FAT podem constituir uma alternativa na guarda temporária do animal até à sua adopção definitiva. Se não pode assumir a responsabilidade de adotar um animal definitivamente, porque não colocar a hipótese de acolhimento por um período de tempo limitado?

Adicionalmente, são diversas as situações em que a inclusão do animal no abrigo não é solução mais adequada, sendo a intervenção de uma FAT a solução ideal. É o caso de crias com poucos dias de vida e que precisam de um acompanhamento permanente que maximize a sua hipótese de sobreviver, mas também animais que ficam severamente deprimidos com o recente abandono e com o facto de enfrentarem uma vida num canil ou gatil que lhes é estranho, ao invés do conforto do lar que lhes foi negado; há ainda o caso de diversos animais que, simplesmente, não se adequam à vida em grupo. Lembramos que a nossa missão é que todos os animais sejam, em última instância, adotados por famílias responsáveis.

Todas as despesas inerentes à alimentação e cuidados de saúde com os animais colocados em FAT são asseguradas pela associação. Se pretende tornar-se FAT solicite a respectiva ficha e devolva-a, devidamente preenchida, por e-mail.

​​Ajude-nos a fazer a diferença e contacte-nos hoje!

Se pretender ajudar a associação de uma das oito formas que enunciámos contacte-nos. Contudo, se tem uma ideia particular de como pode colaborar com a Quintinha Abc, também consideraremos a sua proposta com prazer!

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now