Sou FAT, e agora?

14.png
18.png
15.png

Ser família de acolhimento (FAT) de gatinhos ou cachorros, recém-nascidos ou bebés, significa que durante cerca de 8 semanas vais estar rodeado de fofura. No entanto, também significa que vais precisar de ter muita sensibilidade e estar atento a qualquer alteração, uma vez que estes animais são extremamente frágeis e todos os cuidados são poucos, pelo que é um compromisso que exige muito tempo, responsabilidade e dedicação.
 

Muitas vezes estes gatinhos e cachorros vêm em condições de debilidade tal, que apesar de todos os nossos esforços e cuidados não é possível salvá-los. Deves ter consciência que não podemos salvar todos os animais, só temos o dever de fazer absolutamente tudo o que está ao nosso alcance para os salvar.
 

​Este guia serve como base para as questões fundamentais sobre ser FAT, sobretudo para gatinhos. No entanto, a maioria dos conceitos aqui presentes são extensíveis a cachorros. Se tiveres alguma dúvida ou se o teu animal tiver alguma alteração repentina do seu estado de saúde é essencial alertar os voluntários seniores rapidamente e prestar os devidos cuidados veterinários. Isso pode mesmo salvar-lhe a vida e nenhum sintoma deve ser negligenciado.

1. Que idade tem o meu gatinho?

Utiliza este esquema da Kitten Lady para determinar a idade do teu gatinho e calcula a sua data de nascimento aproximada.

Screen+Shot+2019-04-30+at+3.37.06+PM.png

2. Quando é que o meu gatinho vai estar pronto para ser adotado?

Utiliza este cronograma para te auxiliar nas diferentes fases do processo:

  • 1 - 4 Semanas

Neste período os gatinhos são muito frágeis. Devem ser alimentados a biberon com leite para gatinho da Royal Canin, na dose e horários correctos, e pesados diariamente numa balança de cozinha digital (ou bimby), seguindo a informação disponibilizada abaixo e utilizando esta tabela como exemplo para os teus registos. Devem também ser estimulados antes e/ou depois da alimentação para fazerem os seus chichis e cocós, uma vez que não sabem fazê-los sozinhos. O teu gatinho não consegue manter a temperatura, por isso, dependendo da temperatura exterior é importante mantê-lo aquecido com saco de água quente ou almofada térmica. Caso os gatinhos não peguem bem no biberon, a principio pode ser necessário alimentar com seringa e tetina, mas deves pedir ajuda se for necessário, uma vez que tem riscos adicionais. Se o teu gatinho apresentar parasitas externos (pulgas, por exemplo) é muito importante saber avaliar e retirar estes parasitas, conforme o vídeo disponibilizado abaixo. Nesta altura, os gatinhos não podem ser desparasitados com produtos antiparasitários.

KittenLady_Cronograma_Peso.png

Encontra aqui alguns vídeos auxiliares:

19.png
22.png
20.png
21.png
  • 4 - 5 Semanas

Os teus gatinhos começam a usar a caixinha de areia e a ter interesse em alimentação húmida. Deves introduzir a alimentação húmida e disponibilizar paté para gatinho, facultado pela Quintinha, pelo menos uma a duas vezes por dia, mantendo os biberons conforme a tabela acima. A caixinha de areia deve ser introduzida também: deve ser baixa e acessível para permitir a entrada facilmente.

23.png
24.png
  • 6 Semanas

Podes desparasitar internamente e externamente o teu gatinho. Fala com um dos teus voluntários seniores para teres acesso aos produtos e saber como administrá-los em segurança, de acordo com as indicações do produto e com o peso do gatinho.

  • 6 - 7 Semanas

O teu gatinho deve ser fotografado para iniciarmos a divulgação com vista à adoção. Contacta a voluntária Alice Castelhano, responsável pela produção de conteúdos multimédia e gestora das nossas redes sociais, e combina a sessão fotográfica. É muito importante ajudares ao máximo no processo de divulgação e envolveres família e amigos para garantirmos que os teus gatinhos são  adotados rapidamente.

  • 8 Semanas

Agora com cerca de 800g, o teu gatinho  deve ir à Clínica Veterinária Gato Escondido para iniciar o protocolo vacinal e para colocar microchip. Faz a marcação directamente com a clínica de acordo com a tua disponibilidade e informa  os voluntários seniores, por exemplo, através do grupo de Whatsapp “Mothers of Cats and Dogs”, no qual agora também estarás integrado. Pode também nesta altura ser necessário repetir as desparasitações, o que deve ser confirmado com os teus voluntários seniores; a ser necessário, a desparasitação deve ser feita utilizando produtos que te serão cedidos pela Associação.

Verde Oliva Marrom Floral Aniversário de Agosto Capa para Facebook (6).png
25.png
26.png
27.png

                 Lembra-te que independentemente da idade do gatinho, se surgirem indícios de falta de apetite, falta de ar, perda ou não aumento de peso, corrimento ocular ou conjuntivite, incapacidade de manter a temperatura, diarreias ou fezes moles deves alertar imediamente os teus voluntários seniores porque os teus gatinhos podem precisar de ir com urgência ao veterinário ou mesmo ser hospitalizados se for necessário.

ALERTA !
  • >8 Semanas

Se a família certa para o teu gatinho ainda não surgiu não te preocupes. É muito importante continuar a prestar os devidos cuidados e continuar a produzir conteúdos (fotos e vídeos de qualidade) regularmente para que possamos manter o público interessado. Articula a criação destes conteúdos semanalmente com a voluntária Alice e contribui para a divulgação. Encaminha qualquer pessoa interessada na adoção do gatinho para os condições de adoção e formulário de candidatura presente em www.quintinhaabc.org

2. Quando é que o meu gatinho vai estar pronto para ser adotado?

A adoção é um momento muito esperado, pois é sinal que tudo correu bem e atingimos o nosso objectivo final. Pode ser um momento causador de mixed feelings, pois é inevitável desenvolvermos sentimentos por estas pequenas criaturas.

Todas as nossas famílias adotantes passam por um processo de selecção; após a adoção fazemos o acompanhamento dos animais, com alguma regularidade. Por isso, não te preocupes que o pequenote ficará bem entregue. Se tens curiosidade sobre como decorre o processo de adoção podes consultar                            

                   Se por acaso considerares adotar o teu gatinho avisa os voluntários seniores antes de

                                         ser iniciado o processo de divulgação!

ALERTA !

Deixamos ainda a série de webinars sobre cuidados de gatinhos da Kitten Lady que te podem auxiliar em diferentes fases do processo e que deves ver com atenção quando decidires ser FAT:

Bem-vindo à família de FATS da Quintinha!

16.png

Este guia é exclusivo para FATs da Quintinha Abc.
O teu contributo e o seguimento atento e rigoroso destas orientações é muito importante para que possamos continuar a fazer o que sabemos fazer melhor: continuar a salvar, acolher e promover a adoção de animais que precisam de nós! Obrigada pela tua ajuda.